Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Câncer no colo do útero é a que mais mata no Brasil

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Câncer colo do útero é a que mais mata no Brasil. O câncer de colo de útero é o mais letal entre as mulheres brasileiras na faixa etária de 15 a 44 anos segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero são causados pelos tipos 16 e 18 do papilomavírus humano (HPV), que é a principal doença viral transmitida pelo sexo — atinge mais de 630 milhões de pessoas no mundo.

Todos os anos, ao redor do planeta, 500 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo do útero e cerca de 250 mil morrem vítimas da doença. Estima-se que os tipos 16 e 18 do vírus causem também de 40% a 50% dos cânceres vulvares e 70% dos cânceres vaginais, bem como 85% dos casos de câncer anal.

E os homens não estão livres desse risco. A infecção pelo HPV está relacionada a cerca de 40% do câncer de pênis e de 30 a 40% do câncer anal em homens. Para se ter uma ideia, oito em cada dez indivíduos sexualmente ativos entrarão em contato com o vírus no decorrer de suas vidas.

“É importante lembrar que o HPV pode permanecer no organismo sem qualquer sintoma por meses e até anos. Os tumores malignos, por exemplo, podem demorar de 10 a 20 anos para se desenvolver. A probabilidade de contágio do HPV é alta, varia de 50% a 80%, e o vírus pode ser transmitido mesmo que esteja latente, ou seja, sem manifestação visível”, explica a pesquisadora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, Luisa Lina Villa.

Fonte: Reprodução Zero Hora


Viewing all articles
Browse latest Browse all 9